top of page

Passeio pelo Rio Bunharém em Porto Seguro: Ecoturismo



É esperado que os turistas de Porto Seguro visitem as praias e os passeios históricos e culturais da região, e isso é natural, já que somos um destino litorâneo e sabemos que quem vem a praia quer aproveitar a praia, certo? Mas é importante que os amantes da natureza e do ecoturismo saibam que há opções de passeios mais naturais por aqui também, como o passeio pelo Rio Bunharém em Porto Seguro. Vamos saber mais sobre essa opção?


Rio Bunharém em Porto Seguro

O Rio Buranhém separa Porto Seguro de Arraial d’Ajuda e suas águas se tornaram palco de uma excelente opção de passeio para os amantes do ecoturismo. O rio nasce na Pedra do Cachorro, em Minas Gerais, e depois de percorrer 148 km, deságua no mar de Porto Seguro.

A verdade é que por anos algumas agências de passeios da região tentaram promover esse passeio, mas só agora, a cerca de 2 anos, com investimentos em embarcações próprias para flutuar sobre o rio, foi que o passeio passou a ganhar mais notoriedade e tem se tornado opção frequente para os amantes da natureza.

Podemos até relacionar essa demanda com a pandemia, já que temos observado turistas mais interessados no contato com a natureza, com o ar puro e longe das aglomerações. O ecoturismo está crescendo.


O Passeio

O ponto de partida para o passeio pelo Rio Bunharém em Porto Seguro é o Píer Municipal. Por cerca de uma hora e trinta a embarcação navega pelo Rio Bunharém com destino a Ilha do Pau do Macaco.

A navegação é tranquila e durante o trajeto o turista tem a oportunidade de observar um estuário com 12 km de extensão, com manguezais, muita fauna local, e um casario colonial colorido do século 17. Esse trecho forma a famosa Passarela do Descobrimento. Logo depois, a direita, o barco entra de fato no Rio Buranhém e o passeio então começa pra valer.

Navegar entre a vegetação verde já é um privilégio, mas tem muito mais para conhecer. Algumas falésias vermelhas dão cor ao passeio e logo surge uma reta quilométrica que leva a Ilha do Pau do Macaco.

Chegando na Ilha do Pau do Macaco, o restaurante Os Ribeirinhos , do cheff espanhol David Peregrina e Erica da Silva, convidam para uma experiência gastronômica espetacular. Além de proporcionar sabores inesquecíveis, o local oferece infraestrutura com redário, campo de futebol e vôlei, jogos de mesa, bóias e pequenas balsas para brincar no rio. Acesse aqui para conferir mais detalhes do local.

O passeio costuma ter início às 10h com retorno para o Píer de Porto Seguro às 16h.

Commentaires


bottom of page